0

Nossa participação no MEGAHACK (9º lugar com muito orgulho!)

Neste artigo vou descrever um pouco como foi a nossa participação no MEGA HACK, um dos maiores hackathons on-line do Brasil que aconteceu no período de 24/04 a 12/05 deste ano (2020).

Nós conseguimos o nono lugar! entre quase 60 times, incrível colocação tendo em vista que foi nossa primeira participação, fiquei sabendo sobre o hackathon, coloquei a informação no nosso grupo de trabalho e algumas horas depois estavamos planejando a participação! Muitas horas de trabalho enfrentando uma tecnologia que até esse momento era desconhecida. Mas a equipe foi grande e se superou neste desafio!

https://www.megahack.com.br/resultados/#empresa2

Esta foi a 2ª edição do hackthon, e teve a presença de empresas como o Banco BMG (oferecimento), Shawee (Realização) , Twilio, Trybe, GR1D e desafios proporcionados pelas empresas Americanas, CV Latam, Flourish, Globo, Gorila, Olist, Pequenas Empresa & Grandes Negócios, Sebrae e VTEX.

O hackthon consistia em atender aos desafios propostos pelas empresas acima, em grupos de 5 pessoas, cada pessoa com um perfil (Desenvolvedor, Designer (UX / UI), Business ou Marketing)

Depois de formado o time, o mesmo deveria entender os desafios e se increver para realiza-lo.

Mais informações sobre o Mega Hack pode ser obtida através da página do projeto.

Minha equipe foi formada por mim, pelo Clayton Noronha, Douglas Higa, Fellipe Bonilha (nós 4 trabalhamos juntos na equipe de arquitetura da Scania) e como nosso homem de negócios tivemos a participação Niudo Freitas ajudando e compartilhando todo seu conhecimento sobre material reciclável para nossa idéia de solução.

Ao nosso time coube a missão de atender ao desafio da empresa CV LATAM que deveria responder a questão:

Como o Blockchain pode trazer soluções para o novo mundo que virá logo após a Covid-19?

Ou seja nossa missão seria gerar um projeto ou negocio que envolvesse como premissa a tecnologia BlockChain.

O nosso projeto.

Nosso grupo resolveu utilizar o blockchain para ajudar e incentivar o povo de nosso pais a realizar e aumentar a coleta seletiva onde os itens coletados e após sua reciclagem deveriam gerar moedas dentro de nosso aplicativo as “ECOGRANAS“, com as ecogranas as pessoas poderiam trocar por produtos em nossos parceiros credenciados e ainda acompanhar todo o processo de reciclagem, desde a coleta em sua residência até a fabricação do produto final depois de reciclado.

Todas as operações que envolvem as transações tanto financeiras como sobre o tráfego do material reciclável estão confirmados e garantidos pela tecnologia BlockChain.

No nosso MVP (Minimum Viable Product) utilizamos tecnologias como o Xamarin para o aplicativo e no back-end foi utilizado .NET CORE 3 simulando o BlockChain em uma base SQL-SERVER.

Acompanhe o video do nosso projeto para conhecer melhor nossa ideia.:

Ao final ainda cada participante recebeu seu certificado de participação:

certificado de participação

Em geral foi muito proveitoso o hackthon, nunca participei de algo parecido, foram várias discussões, reuniões, muitos vídeos e artigos na Internet tentando entender a tecnologia, algum estresse com a família devido ao tempo gasto, mas valeu a pena.

Agradeço ao time (Higa, Clayton, Bonilha, Niudo) pela dedicação e empenho nesta missão que entramos, espero participar de outros projetos com vcs!

Espero participar de outros hackthons ! se tiverem alguma dúvida ou comentário é só postar que respondo assim que possível.

Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *