0

Falta gráfico na sua aplicação?

Gráficos são importantes e estão diretamente ligado à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações. Dados são organizados de forma mais clara no formato de gráficos.

Hoje temos ferramentas poderosas para gerar dashboards e gráficos como o POWER BI (Na minha opinião uma excelente ferramenta para analise e monitoramento de negócios através de dashboards)

Muitos usuários hoje estão partindo para soluções como o POWER BI até pela facilidade e qualidade da ferramenta quando o assunto é gráfico.

Porém existe também usuários que procuram ferramentas como o POWER BI por deficiência do sistema que atualmente utiliza, ou seja o usuário precisa de um simples gráfico que o ajude em algum problema ou tomada de decisão e seu sistema não disponibiliza essa funcionalidade.

Pensando nisso disponibilizei no meu Github um utilizando o ANGULAR com a implementação de vários gráficos do Google Chart através do pacote npm angular-google-charts. A intenção é mostrar a facilidade que é a criação de gráficos em sua aplicação web com o componente.

O projeto pode ser encontrado neste link: https://github.com/mdcarmo/example-angular-chart

O link do pacote npm para instalar : https://www.npmjs.com/package/angular-google-charts

O link do Google Charts: https://developers.google.com/chart

A instalação e o uso são bem simples e estão explicadas na página do projeto.

No código disponibilizado no GITHUB criei vários gráficos de exemplo e deixei todos como componentes para serem reutilizados na aplicação, veja na imagem abaixo como ficou a separação:

A implementação do gráfico também é simples:

Os dados neste exemplo estão fixos mas basta implementar um service e buscar os dados de seu back-end para montar seus gráficos.

É isso simples e fácil, tome cuidado para que o usuário de seu sistema não parta para ferramentas mais complexas pela falta de um simples gráfico que pode ajudar em alguma tomada de decisão.

Se tiver dúvidas no código ou algo que possa ajudar é só comentar ae! Obrigado a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *