O ReactJS é uma biblioteca para construção de interfaces de usuários com JavaScript concorrente mais ou menos ao Angular e Knockout, digo mais ou menos porque o ReactJS está no patamar de biblioteca e os outros já estão como frameworks, ainda vou estudar mais a fundo isso.
Foi criado pelo Facebook e liberado pela primeira vez em 2013, hoje é usado também por empresas como Instagram, Yahoo, Github e até o NetFlix. Segundo o que estou lendo na internet o ReactJS é mais eficiente e tem uma biblioteca mais veloz que seus concorrentes.
Esse estudo está na página do pessoal do The Dapper Developer onde eles fazem uma comparação entre ReactJs, Angular e Knockout, bem interessante e vale a pena dar uma olhada.
É interessante dar uma olhada nesse framework, ele é utilizado pelo pessoal do Codecademy, e essas ferramentas que dão certo em cases de sucesso como o Codecademy sempre me chamam a atenção no sentido de estudar e ver como posso utilizar nos meus projetos do dia a dia.
É o mesmo caso do Dapper para acesso a dados que começei a utilizar depois de descobrir que foi criado e utilizado pelo pessoal do StackOverFlow.
A infoQ tem um livro disponivel em pdf para download que explica o cenário de uso do ReactJS no projeto da Codeacademy, muito legal é só baixar e ler o artigo.
Bom vamos ao exemplo básico:
- Crie um novo projeto no Visual Studio do tipo WebApplication;
- Instale o ReactJS através do comando Install-Package react.js lá no Package Manager Console;
- Instale o ReactJS.NET através do comando Install-Package React.Web.Mvc4;
- Adicione uma pasta nova na pasta de Scripts chamada jsx é nesta pasta que irão ficar os arquivos do reactJs, eles possuem uma extensão .jsx;
- Crie na pasta um arquivo chamado HelloWord.jsx;
- Dentro do arquivo escreva o seguinte código:
var HelloWorld = React.createClass({ render: function(){ return ( <div>Hello {this.props.name}</div> ); } }); React.render( <HelloWorld name="World" />, document.getElementById('container'));
- Altere o arquivo index.cshtml para o código abaixo:
@{ ViewBag.Title = "Index"; } <h2 id="container"></h2> <script src="~/Scripts/jquery-1.10.2.min.js"></script> <script src="~/Scripts/react/react.min.js"></script> <script src="~/Scripts/jsx/HelloWorld.jsx"></script>
Rode a aplicação e veja o resultado, clique com o botão direito do mouse e veja o código fonte da página, se você clicar no arquivo HelloWorld.jsx deve aparecer o arquivo jsx compilado pelo ReactJS.NET:
Agora vamos buscar a uma informação do servidor usando JQuery e uma chamada Json.
Altere o código do arquivo HelloWord.jsx para:
var HelloWorld = React.createClass({ getInitialState: function() { return { name:''}; }, componentDidMount: function() { $.ajax({ url: this.props.url, dataType: 'json', success: function(data) { this.setState(data); }.bind(this), error: function(xhr, status, err) { console.error(this.props.url, status, err.toString()); }.bind(this) }); }, render : function(){ return ( <div> Hello {this.state.name} </div> ); } }); React.render( <HelloWorld url="/home/getname" />, document.getElementById('container') );
Ao rodar novamente o código veremos que a mensagem mudou, agora buscando a informação via Ajax em um controle
que devolve o resultado em json, esse retorno pode ser observado na janela do console, na imagem abaixo utilizo o firebug para ver o retorno.
No código foi criado um objeto com o React com o nome de HelloWorld, este objeto possui duas funções: getInitialState que é executado apenas uma vez durante o ciclo de vida do componente, e a função componentDidMount que efetivamente efetua a chamada ao método do controler e retorna a informação via json. Esta função é executada toda a vez que o componente é processado.
O comando React.render chama a função HelloWord passando a url do controller e o id do elemento html onde queremos renderizar o resultado.
Este é o primeiro post do meu estudo, vamos voltar a falar sobre o ReactJS com outros exemplos, como disse no começo do post estou começando a estudar e pretendo ir fazendo exemplos mais complexos e dividindo com todos os resultados.
O código fonte se encontra no meu GitHub.
Este artigo foi originalmente escrito em TechBrij
Agradeço a todos..e “Got some give some” quem se beneficia tem que contribuir!!!
Marcelão …qual o melhor para trabalhar com jQuery? ReactJs, Angular ou Knockout?
Grande Wilsãoooooo!!! mano estou estudando o ReactJs ainda, eu ainda prefiro trabalhar somente com jquery junto com ASP.NET MVC, mas já estudei Angular e já fiz algumas coisas com o Knockout, mano
todos tem prós e contras né..precisa ver o que se enquadra melhor no seu projeto, eu acho que hoje dos três ae o Angular tem mais ajuda na internet…
Grande abraço mano! e obrigado por ler o artigo