Desta vez o exemplo mistura uma WEB API construída em .NET CORE 2.0 com o DAPPER fazendo as operações em um banco POSTGRESQL.
É mais um exemplo simples, mas que pode ajudar no entendimento destas tecnologias.
Este exemplo foi construído utilizando o Visual Studio 2017.
Estou utilizando o PostgreSQL versão 10.1 ele pode ser adquirido neste link (windows), ao executar o arquivo deverá ser instalado em sua maquina o PostgreSQL e outras ferramentas (veja imagem abaixo), quando estiver instalando o banco preste atenção ao momento em que o instalador irá solicitar um usuário e uma senha para o administrador, você deverá usar esses dados na string de conexão mais tarde no exemplo.
Depois de instalado abra o pgAdmin4 e crie um database chamado “todos”.
Abaixo segue o script para criação da tabela necessária para o exemplo:
CREATE TABLE public.todo ( "Name" text COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, "IsComplete" boolean NOT NULL, "Id" bigint NOT NULL DEFAULT nextval('"todo_Id_seq"': :regclass) ) WITH ( OIDS = FALSE ) TABLESPACE pg_default; ALTER TABLE public.todo OWNER to postgres;[sql]
Depois de criar o banco, você deverá acertar a string de conexão. No .NET CORE a string de conexão não fica mais no arquivo web.config ou app.config, estes arquivos inclusive nem temos mais na solução. A string de conexão fica agora no arquivo appsettings.json.
Depois de acertar a string de conexão rode o projeto, se tudo estiver ok, voce ira conseguir rodar as operações na interface do swagger. Pegue o projeto no meu github.
O código é bem simples, para entender basta colocar os “breakpoints” e ir debugando o código, qualquer duvida entre em contato.
Se ajudou deixe seu comentário, é muito importante para mim sua opinião. Dúvidas ou sugestões para melhorar o código são sempre bem vindas!
Marcelo.