Utilizando algoritmos de machine learning da plataforma Algorithmia.

O Algorithmia (https://algorithmia.com) é uma espécie de “market place” com algoritmos de analise de texto, machine learning, visão computacional e deep learning. O legal desta plataforma é que praticamente tudo é acessado via API. Trata-se de uma enorme biblioteca com mais de 40 mil desenvolvedores criando micro serviços para disponibilizar algoritmos e disponibiliza-los para a comunidade.

Basicamente você paga (apesar de ter uma cota free) pelo uso dos algoritmos, se desenvolver um algoritmo pode colocar na plataforma. O site oferece toda a infraestrutura necessária para executar os códigos (nos servidores da empresa) e somente retorna os dados processados aos cliente.

Para utilizar basta efetuar o cadastro na página do projeto:

tela de cadastro da ferramenta

Depois de efetuar seu cadastro você terá acesso a sua API KEY para consumir os serviços da plataforma:

API KEY

O portal oferece uma vasta documentação de uso inclusive como integrar com as linguagens de programação mais utilizadas no mercado.

Algoritmos disponíveis

Vou exemplificar aqui o uso de um serviço de visão computacional. A ideia é enviar uma foto de um carro e o Algorithmia devolver informações de modelo, marca e ano do carro.

Parece uma coisa simples mas imagina o trabalho que é montar um algoritmo assim, quantas imagens de carro são necessárias para que o algoritmo reconheça a imagem enviada?

O serviço utilizado é o “CarMakeAndModelRecognition“, vou chamar esse serviço usando um script em Python. Esse algoritmo foi criado por um desenvolvedor (aproveito para parabeniza-lo) e o mesmo foi disponibilizado na plataforma para utilização.

Não vou explicar aqui como instalar o Python e nada sobre comandos, a idéia é somente demonstrar a facilidade que é consumir um serviço da plataforma. Para isso criei um arquivo carRecognition.py e dentro inseri o seguinte código:

import Algorithmia
input = "https://www.localizahertz.com/brasil-site/geral/Frota/KACR.png"
client = Algorithmia.client('sua api key')
algo = client.algo('LgoBE/CarMakeandModelRecognition/0.4.7')
algo.set_options(timeout=300) # optional
print(algo.pipe(input).result)

Depois de rodar esse script o resultado será um retorno JSON da plataforma:

Retorno do serviço

Vamos pegar esse retorno e formatar:

Olha que bacana, o algoritmo trouxe 5 resultados mas o primeiro teve o “confidence” maior (0.58) e é justamente o carro que enviamos para reconhecimento. Tudo bem que o carro enviado não é um “Sedan” mas….

imagem enviada ao algoritmo

É bem simples mesmo utilizar a ferramenta, você terá uma enorme quantidade de algoritmos prontos para aplicar em seu estudo de machine learning ou em seu processo de business intelligence.

Se ficou dúvida é só entrar em contato, terei o prazer de ajudar. Se gostou dá um like e escreve um comentário ae para fortalecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *