Como usar o LocalStorage?

Fala pessoal!! vamos a mais um exemplo, agora procuro demonstrar como utilizar a API LocalStorage, o uso dessa API vem de encontro com o conceito de Offline First ou seja desenvolver pensando primeiramente em tecnologias offline, principalmente no mundo Mobilie.

É muito comum hoje quando você baixa um aplicativo qualquer a primeira coisa que ele te pede é uma conexão com a internet. Pronto se você não tem um pacote de dados bacana, ou não está conectado em nenhuma rede wi-fi, o app não irá funcionar. Este pode ser um bom motivo para que o usuário exclua seu aplicativo.

Basicamente os passos para construir aplicativos off-line first são:

  • A aplicação deve detectar o estado “off-line”;
  • Armazenar dados off-line (ae entra a Web Storage API);
  • Sincronize com um servidor assim que detectar acesso, considere contruir uma solução para organizar pequenos pacotes de dados para o envio.

Também neste exemplo procuro mostrar o uso de componentes Jquery como o Jquery Validation, Jquery Datatables e o Jquery Growl além do Bootstrap usado no layout, tudo muito simples para o perfeito entendimento.

Foi criado um CRUD (create, read, update e delete) para manter um contato, estes contatos serão mantidos em LocalStorage, não fiz nenhum processamento para enviar ao servidor neste caso.

img

Baixe os código fonte no meu GitHub.

Espero que ajude a quem estiver estudando esses conceitos e se ajudou comenta ae!
Abraço!

8 Comments on “Como usar o LocalStorage?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *